Música de rua

Uma das coisas que gosto é ter tempo. Ter tempo para passear pelas ruas movimentadas das cidades. Ter tempo para parar e apreciar os músicos de rua, que tocam melodias, com a simplicidade e o gosto pela música, e que apesar de esperarem que a moeda lhes caia na caixa que lhes permite uma refeição melhor ou quente apenas, são pessoas muito mais ricas do que aquelas que lá depositam a sua “esmola”. Quem coloca a moeda nem pensa. Se gosta da música, coloca a moeda; se tem piedade daquele ser, coloca a moeda. Não olham com o olhar. Não ouvem com o ouvido. Não pensamos. Somos mecanizados: com pressa, com frio, com fome, com sede, com stress, com dores, com doenças. Mecanizados, como peças construídas em fábricas. Que são pouco ou nada. E tudo. Essenciais para fingir a felicidade. Essenciais para suportarmos todos os acontecimentos que nos envolvem.
Gosto de ter tempo e ali fico, parada, a ouvir, a apreciar o som, a olhar os dedos que se agitam no instrumento, e o sopro que lhe dá voz. Os sopros não são iguais. E parece que sopro será uma qualquer banalidade, que qualquer um faz e sabe fazer. Não. O sopro é romântico, quente, emotivo, cheio de significado. Às vezes, um simples sopro, empurra-nos, leva-nos, traça-nos o caminho…
Há melodias que não sabemos cantar. E sopros que ainda não encontraram o equilíbrio.
É como olhar para o músico, escutar a música, e pôr a moedinha.
Apetecia-me ficar ali, o resto do dia, a olhar o músico, vê-lo a ele, olhá-lo a ele, entendê-lo. Ouvir a música. Entendê-la. Deixá-la entrar em mim. Sentir o espírito. Sentir-me em paz. E trocarmos um sorriso.
E um abraço.
Sem moeda.

Sobre Regina

Acerca de mim? Sei lá! Tenho dias… Dias bons, dias maus! Momentos. As nossas vidas são feitas de momentos… Este espaço? É meu. Sobre mim. É o meu espelho… Disseram-me que o meu sorriso é o Espelho da minha Alma. E eu concordo.
Esta entrada foi publicada em Pensamentos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

