A mulher mais triste…

Acordo a pensar na mulher mais triste que conheci!
Não sei se me acompanhou nos sonhos que não lembro, nesta noite que dormi tranquilamente. Não sei se alguma razão existe para a recordar, mas hoje os meus pensamentos caíram nela. E a ela, apenas a conheci como sendo uma mulher triste. A mulher mais triste que conheci. Nunca a vi sorrir. Sempre a vi vestida de negro, da cabeça aos pés. Morreu-lhe a neta, quando ainda adolescente, de acidente. Morreu-lhe a filha, de doença prolongada. Morreu-lhe o marido, com a idade e as dores. E ela sobreviveu. Sobreviveu a isto tudo, e no entanto, olhando-a percebia-se, tão bem, que afinal não era uma sobrevivente, mas uma infeliz, que cá ficou, e cheia de vontade de cá não estar. A não aceitar a dor que a corroía, que a perturbava, que a todo o momento lamentava, e que não a deixava viver. A dor não deixa viver. Recordando o seu rosto, velho, cinzento, penoso, miserável até, consigo lembrar-me também do brilho dos olhos que choravam a morte dos seus e mostravam que o seu amor por eles era maior que tudo. Aquela mulher, chorava de dor, chorava de amor. Há mulheres que o seu amor é tão forte, tão irrefreável, tão intenso, que ele próprio as consome por inteiro. Deixam de pertencer a si próprias. São de outros. São do seu amor pelos outros. Mesmo que Deus os tenha tirado das suas vidas. Mesmo que as vidas delas deixem de o ser. Elas são o amor. E a dor.

Sobre Regina

Acerca de mim? Sei lá! Tenho dias… Dias bons, dias maus! Momentos. As nossas vidas são feitas de momentos… Este espaço? É meu. Sobre mim. É o meu espelho… Disseram-me que o meu sorriso é o Espelho da minha Alma. E eu concordo.
Esta entrada foi publicada em Pensamentos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

