Comboio da vida

Tenho a sensação que a vida é um comboio. Um comboio muito grande, com muitas carruagens. E que o seu percurso apenas é do conhecimento do maquinista. Só ele sabe!

Tenho a sensação que entramos na última carruagem ainda crianças. E saímos do comboio adultos. Muito adultos. Demasiado adultos. É lá que perdemos a inocência. Que deixamos as dores. É lá, naquele longo comboio, que crescemos. Que aprendemos. Que nos transformamos.

Tenho a sensação que a passagem entre cada carruagem é um risco! Sujeito a quedas. Mas, de cada queda, trazemos mais valor, mais acrescento, mais significado. Em todas as quedas aprendemos.

Tenho a sensação que vamos correndo carruagem a carruagem, uma a uma, num longo e difícil percurso. E que caímos em cada passagem entre as carruagens. Mas levantamo-nos, sempre. Mais preparados, mais autónomos, mais valentes.
Prontos para chegar à locomotiva e acompanhar o maquinista. Querer muito, tanto, alcançar esse patamar… Ser um desejo. E um objetivo.
E poder  viver o resto do percurso com outros olhos e outro gosto…
Esperar e desejar não cair!
Quedas que parecem trambolhões! Empurrões!
Que nos doem todos os dias, todos os momentos…

Acabamos por aprender a fazer o caminho, a pé, devagarinho, pela linha…
Aprendemos a apreciar o silêncio da nossa solitária caminhada.
Conseguimos escutar as sábias e melodiosas palavras que o vento nos diz.
Apreciamos os carris e o cheiro da madeira, e à sua volta a vegetação que irrompe,
O cheiro das flores que brotam e se alastram.
Sentir na pele o calor do sol e cheirar as primeiras chuvas.
Aprendemos a sentir,
A ressentir!
Aprendemos a pensar.

Aprendemos, sobretudo!

E caminhamos, devagarinho…
Desamparados!
À espera de encontrar uma estação…
Uma estação que nos acolha!

Sobre Regina

Acerca de mim? Sei lá! Tenho dias… Dias bons, dias maus! Momentos. As nossas vidas são feitas de momentos… Este espaço? É meu. Sobre mim. É o meu espelho… Disseram-me que o meu sorriso é o Espelho da minha Alma. E eu concordo.
Esta entrada foi publicada em Pensamentos. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

