A verdade vem sempre ao de cima

Há 6 anos atrás, na minha terrinha, foi inaugurada a nova escola básica de 1º ciclo + jardim de infância, um grande feito e um grande centro escolar, cheio de defeitos e de lacunas, os quais nunca foram considerados, nem aceites pelo executivo camarário. Durante 4 anos, eu e outros pais fizemos parte da associação de pais dessa escola e  enfrentámos variadíssimos problemas que, pouco a pouco, com muitas reuniões e muitas reivindicações  foram sendo resolvidos.
Um dos maiores problemas daquela escola é arquitetónico: o edifício é moderno, bonito, mas insuficiente para as necessidades e para o número de crianças que o frequentam. É um edifício grande, com um pátio interior, onde a única coisa que podem fazer é correr atrás uns dos outros… Uma espécie de pátio aprisionado entre quatro paredes, sem árvores, sem bancos, sem sombras, sem brinquedos, sem bolas, sem nada! Possui crianças, muitas crianças!
Tinha um problema grave de falta de sombras que a junta de freguesia solucionou com o empenho de um dos coordenadores da escola, mas os restantes problemas de espaço mantiveram-se! A falta de espaço e de equipamento no recreio era o maior erro e a maior lacuna.
O recreio tornou-se uma fonte de conflitos!
Como eu já dizia há alguns anos atrás uma escola primária e jardim de infância insuficiente para as necessidades e mal, mas muito mal, projectada, onde as crianças não tem condições de recreio e têm sobretudo um espaço fonte de conflitos e perturbações. Isto só não vê quem não quer ver, mas eu já preguei para essa causa, e não me parece que valha a pena bater sempre na mesma tecla, porque neste caso nem o ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” aqui tem cabimento! A escola é perfeita e quem disser o contrário tem é má vontade. Pois eu sou uma pessoa cheia de má vontade!
Bom, de repente, dou-me por muito satisfeita e afinal o ditado até tem razão, pois quase 6 anos depois, lê-se no Boletim Municipal deste mês o seguinte texto: (ponho em maiúsculas para se ler bem)

“A OPERAÇÃO DE AMPLIAÇÃO E REMODELAÇÃO DO RECREIO DO CENTRO ESCOLAR RESULTA DA CONJUNÇÃO DE DOIS FATORES. POR UM LADO, FOI MOTIVADA PELA NECESSIDADE OCORRIDA DE CORREÇÃO DO MURO CIRCUNDANTE DO ESPAÇO INFANTIL. ESTA NECESSIDADE TORNOU OPORTUNO SOLUCIONAR OUTRO ASPETO ANTES SINALIZADO – A FALTA DE ESPAÇO DE RECREIO PARA ACOLHER TODAS AS CRIANÇAS DO CENTRO ESCOLAR, NOMEADAMENTE OS ALUNOS DA EB1 ASSIM COMO OS DO PRÉ-ESCOLAR. O PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO INCLUI O APETRECHAMENTO COM EQUIPAMENTOS LÚDICOS E A CONSTRUÇÃO DE CAMPO DE JOGOS, PREVENDO-SE, A MUITO BREVE TRECHO, A SUA CONCLUSÃO.”

Afinal, a verdade vem sempre ao de cima… Mesmo que seja apenas em final de mandato!!

Sobre Regina

Acerca de mim? Sei lá! Tenho dias… Dias bons, dias maus! Momentos. As nossas vidas são feitas de momentos… Este espaço? É meu. Sobre mim. É o meu espelho… Disseram-me que o meu sorriso é o Espelho da minha Alma. E eu concordo.
Esta entrada foi publicada em Pensamentos com as etiquetas . ligação permanente.

2 respostas a A verdade vem sempre ao de cima

  1. Jorge diz:

    Regina , Optimo.!!!.agua mole em pedra dura! boa iniciativa. Bjs

Deixe uma Resposta

