Tenho uma paixão por mercearias…

Tenho uma paixão por mercearias…
Adoro as lojas modernas a recuperarem o passado, com muitas prateleiras e tudo muito arrumadinho e organizado.
Com os enlatados, as sardinhas, os atuns e as anchovas, os pickles e os espargos,
Os queijos e os enchidos, e os bacalhaus em monte…
Os frascos de doce de muitas frutas, com a tampa coberta com um pedaço de tecido colorido, de fabrico caseiro e aspeto delicioso,
Os frascos cheios de guloseimas, rebuçados, chupas, gomas e amêndoas, chocolates e caramelos…
As frutas distribuídas em cestas de verga com etiquetas de ardósia indicando o preço ao quilo, emanando aromas que não se encontram nos hipermercados.
A mistura de cheiros…
As garrafeiras com vinhos,
Sacos de bolos caseiros,
E bombons…
Folares da Páscoa,
Ovos e cestas de chocolate embalados em papel transparente que me fazem recordar as visitas das madrinhas quando eu era criança…
A lembrar a loja da Ti Valentina que vendia banha ao peso retirada, com uma colher de pau redonda, de uma lata enorme. E lembrar os cartuchos de açucar…
E a loja do Sr. Filipe que vendia livros e lápis e cadernos e tudo o mais que se queira imaginar, dos sapatos aos pregos, das colas às tintas e ferragens, onde, nós, crianças comprávamos rebuçados de meio tostão e bombinhas de carnaval.
E lembrar móveis antigos de madeira, com balcões corridos e muitas prateleiras e gavetas…
E caixas registadoras de dar à manivela…
Encanto-me com as novas mercearias a recuperar o antigo, mas cheias de modernidade e de bom gosto…
Perco-me! Adoro.

Sobre Regina

Acerca de mim? Sei lá! Tenho dias… Dias bons, dias maus! Momentos. As nossas vidas são feitas de momentos… Este espaço? É meu. Sobre mim. É o meu espelho… Disseram-me que o meu sorriso é o Espelho da minha Alma. E eu concordo.
Esta entrada foi publicada em Pensamentos com as etiquetas , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

