Coerência e Justeza

Tenho a mania de apreciar a coerência e a justeza. Gosto disso nos outros, e gosto de usar estas características.
Ainda que nem sempre isso seja positivo. Às vezes saio prejudicada, mas como é justo esse prejuízo, e a minha posição é coerente independentemente do lado em que me encontro, vivo bem com isso. Prefiro o prejuízo, ao favorecimento desleal.
Bom, independentemente de lucros ou de prejuízos, vivemos diariamente de relacionamentos. Forçados alguns, obrigatórios outros, escolhidos outros tantos.
O nosso quotidiano reveste-se de relações interpessoais. Umas melhores, outras piores. Umas apenas profissionais, outras de amizade ou familiares.
Das profissionais, que são as que não são escolhidas, que são obrigatórias, há as forçadas e as agradadas. Há aquelas que são sempre boas, que nos agradam diariamente, que se revelam já também de amizade, e há as outras… E destas, nós até podemos ter algumas  pessoas que até gostamos, até simpatizamos, até colocamos num prato da balança as qualidades, no outro os defeitos, e damos mais peso às primeiras – Balanço Positivo. Bom. Muito bom.
O problema é quando começamos a identificar, vezes demais, incoerência,  injustiça ou parcialidade. Nestes casos, estes defeitos começam a tornar-se demasiado pesados, o prato da balança começa a descer cada vez mais, o balanço torna-se demasiado negativo, e de repente, damos connosco a antipatizar, a deixar de gostar, eventualmente a embirrar e a tornar tudo muito difícil. Quando temos uma espécie de matriz que define os outros, e nos guiamos por ela, ainda que os outros fujam à matriz, nós colocamo-los lá, novamente, como se nunca tivessem saído.
Estas matrizes são lixadas!
Porque fazemo-las aos outros e os outros a nós as fazem!
E assim, de repente, ou muito devagarzinho vamos deixando de gostar de alguém e alguém vai deixando de gostar de nós!
Acontece!

Sobre Regina

Acerca de mim? Sei lá! Tenho dias… Dias bons, dias maus! Momentos. As nossas vidas são feitas de momentos… Este espaço? É meu. Sobre mim. É o meu espelho… Disseram-me que o meu sorriso é o Espelho da minha Alma. E eu concordo.
Esta entrada foi publicada em Pensamentos com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

