Alzheimer I

Em tempos tinha pensado em colocar aqui uma página sobre a doença de Alzheimer e começar a relatar as minhas experiências com a doença, e em concreto, da minha mãe que é portadora da mesma, que vive comigo e de quem cuido. Achei que não devia porque entendi importante protegê-la, embora ela nem leia, nem entenda e portanto, no caso, a ela não produzia qualquer efeito, todavia, entendi que o que eu relatasse não teria interesse nenhum para os outros e estaria a expor-nos, a todos, demasiado sem qualquer utilidade e proveito para os outros!
Hoje, não penso tanto assim, pois esta doença é tão difícil que poderia, eventualmente, ajudar outros em situações primárias da doença, a saber lidar com ela, com os doentes e consigo próprios, que também acaba por não ser nada fácil.
Talvez venha ainda a pensar em criar uma página neste blog, ou criar outro  blog só sobre esta matéria… Não sei! Fico a amadurecer a ideia!
Hoje escrevo, porque hoje foi um dia muito difícil! Choroso, doloroso!
E escrevo porque tive as lágrimas da minha filha mais pequenina! A ajuda da minha mais velha!
Eu gostava tanto de as poupar a isto!
Cuidar de um doente de Alzheimer é algo tão difícil que nem sei descrever…
É doloroso, tortuoso… Uma espécie de cancro, em que os efeitos da radioterapia e da quimioterapia manifestam-se nos que cuidam e não nos doentes!!
Não perdemos o cabelo, mas perdemos o equilíbrio!
Não inchamos, mas perdemos peso!!
Não temos dores físicas, mas temos emocionais!!
É uma doença sem cura! Longa, gradual e agonizante!
O sofrimento maior nem é o do doente! É de quem dele cuida!

Sobre Regina

Acerca de mim? Sei lá! Tenho dias… Dias bons, dias maus! Momentos. As nossas vidas são feitas de momentos… Este espaço? É meu. Sobre mim. É o meu espelho… Disseram-me que o meu sorriso é o Espelho da minha Alma. E eu concordo.
Esta entrada foi publicada em Pensamentos com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Uma resposta a Alzheimer I

  1. Estranha diz:

    Amadurece bem essa ideia chocolate…. sinto que seria uma excelente ajuda não só para quem vive a mesma realidade, mas também para ti.
    Um espaço de partilha e de ajuda.

    De mim aquele abraço. Para TI.

Deixe uma Resposta

