Acordo Ortográfico

Já há alguns meses que adaptei o acordo e que escrevo com as novas regras. Não são novas palavras, são novas regras.
Eu sou relutante às mudanças, muito relutante. Tenho dito isso por aqui! Mas, surpreendentemente o acordo não me incomoda nada, nem me choca. Até agora, ainda não houve nenhuma palavra a que eu reagisse mal.
Tem havido alguma celeuma com o acordo. Do meu ponto de vista, mais de forma emotiva do que esclarecida. Os textos que tenho visto consideram que é uma subserviência… Eu não acho! Acho que é a evolução normal da língua, e a uniformização de alguns vocábulos. Até agora não vi nenhuma alteração que me incomodasse, que não me parecesse razoável, e que eu não entendesse!
Quando eu era miúda escrevia-se Suzete, Suzana, Elizabete, Baptista… Agora não se escreve assim, e depois? Que diferença fizeram estas alterações? Do meu ponto de vista, nenhuma! Mas, acredito que na altura da mudança, tivesse havido crítica, desagrado, frustação!!
E farmácia, ainda poderia escrever-se pharmácia… Porque não?
Poderei eventualmente mudar de ideias…
…se encontrar os absurdos que ainda não encontrei!
 

Sobre Regina

Acerca de mim? Sei lá! Tenho dias… Dias bons, dias maus! Momentos. As nossas vidas são feitas de momentos… Este espaço? É meu. Sobre mim. É o meu espelho… Disseram-me que o meu sorriso é o Espelho da minha Alma. E eu concordo.
Esta entrada foi publicada em Pensamentos com as etiquetas . ligação permanente.

4 respostas a Acordo Ortográfico

  1. nunoanjospereira diz:

    No meu ponto de vista, o que está menos correcto é a alteração do português padrão. Tendo este que se adaptar à nova realidade e não o contrário.

  2. Regina diz:

    Entendo, mas não é isso sempre que acontece? Adaptação às novas realidades? A introdução de palavras como bué, por exemplo?

  3. nunoanjospereira diz:

    “Bué” é uma palavra que emerge, não deriva. “Staycation” ou “Podcast” são dois novos termos ingleses consequência da evolução da realidade social. Desconheço as tentativas de colagem à língua padrão por parte dos PALOPS, excepto Mia Couto, o português falado no Brasil apresenta como características dominantes o uso frequento do gerúndio, tal como os alentejanos e as vogais abertas, tal como a malta do norte. Na escola onde lecciono não vejo esforço por ser feita uma colagem ao português padrão, muito pelo contrário, o crioulo tenta ser uma segunda língua falada na escola e no meio circundante, sendo a primeira e por vezes única falada em casa, não vejo esforço nenhum de mudança. A nossa segunda língua oficial, o Mirandês, não é estimulada sendo mesmo desconhecida da maior parte do portugueses e mais será, por certo, de todos aqueles que agora falam a mesma língua.
    Recentemente frequentei uma formação ministrada por uma lexicógrafa da universidade de Oxford, que nos demonstrou como funciona a equipa que está atenta aos novos vocábulos emergentes em todo o mundo. Como, onde e em que contexto são usados, sendo posteriormente anexos a novas edições de dicionários. Fantástico!
    Vou-me ver à rasca e reaprender a escrever, por exemplo, tenho que meter na cabeça que contra-relógio, agora escreve-se contrarrelógio. Com o tempo a coisa vai…

    • Faty diz:

      É pena, ter levado grandes ensaios de reguadas por escrever erros, que agora são bem vindos como nova escrita….

Deixe uma Resposta

